cozinhas-leiken-portugal-home-slider-01

Decorar a Cozinha – Importância da escolha das cores e o seu significado

Decorar a Cozinha –

Importância da escolha das cores e o seu significado

 

 

“Na realidade trabalha-se com poucas cores. O que dá a ilusão do seu número é serem postas no seu justo lugar.”

A frase é do artista espanhol Pablo Picasso e diz muito sobre o assunto que aqui nos traz hoje: cores.

O mundo das cores é fascinante e o seu estudo tem dimensões múltiplas que vão desde a antropologia ao design. Neste artigo, falaremos das cores como parte integrante da decoração de cozinhas – em particular da decoração de cozinhas modernas.

As cozinhas modernas são paradigmáticas do estado da arte das cozinhas no plano da decoração, sendo a sua análise uma boa forma de aferir a importância atual das cores nas cozinhas.

Para além da escolha dos materiais, da planificação dos móveis, do design da cozinha, as cores são fundamentais para a vivência de uma cozinha e de uma casa, pois transmitem diferentes sensações.

O que dizem as nossas cores? Como é que nos fazem sentir? Para que mundo nos transportam? Ajudam a focar ou a relaxar? Tentamos responder a esta e a outras perguntas.

Venha connosco mergulhar no maravilhoso mundo das cores da nossa vida e das nossas cozinhas. O azul, o branco, o amarelo, o preto e o vermelho são ponto de partida.

Azul

A palete da cor azul é extraordinária. Talvez seja por isso que o azul é considerado uma das cores mais apreciadas um pouco por todo o mundo. Por norma, associamos os azuis a água, céu e infinito. Os azuis são responsáveis por proporcionarem nos ambientes uma sensação de suavidade, de calma e confiança. Pode ser usada em espaços diferentes – quartos, sala, casas de banho e até mesmo na zona de lavandaria. Curiosamente, apesar de nos remeter para o idílico mundo da praia, o azul está relacionado com a melhoria da produtividade, sendo por isso indicado para ser utilizado em escritórios, espaços de trabalho ou de estudo.

Alguns tons de azul

Azul-marinho

É o azul do Oceano Atlântico em águas profundas.

Azul-bebé

É um azul-claro, mas sem brilho.

Azul-turquesa

É um azul-claro da pedra turquesa.

Azul petróleo

É um azul esverdeado escuro.

Azul-cobalto

É um azul-escuro com tons roxos. Muito, por exemplo, por Monet.

Azul Ciano

É um Azul-claro semelhante ao azul-água, mas menos transparente.

Branco

O branco é uma cor muito importante, particularmente na decoração de cozinhas pequenas, já que tende a ampliar a noção do seu tamanho. Não é à toa que é apelidada da “cor da luz”. A cor branca transparece tranquilidade e limpeza, para além de ajudar no estímulo da criatividade nas mais variadas áreas. Outra das vantagens da cor branca é a possibilidade de ser conjugada com qualquer outra cor.

Amarelo

Um espaço onde o amarelo domina é, sem dúvida, um espaço muito quente e muito iluminado. O amarelo é uma cor estimulante! Transmite positividade, otimismo, descontração, energia e, claro, muita alegria. É a seleção de cor perfeita para ser usada em espaços de convívio como a sala de estar e a cozinha. É uma cor solar e de Verão, razão pela qual o seu uso é irresistível em cozinhas de casas de férias.

Preto

O preto não é uma cor dark e não é apenas usado para representações sombrias da existência humana. No caso das cozinhas, aliás, não podíamos estar mais longe dessa interpretação. O preto é uma cor nobre, que transmite determinação e confiança aos espaços onde é usado. Apesar de ser considerado ousado usar esta cor em móveis e decoração, é uma escolha perfeitamente possível. Já que transmite diferentes sensações pode ser usada em diferentes ambientes.

Vermelho

O vermelho é uma cor sexy, mas não é só uma cor sexy. Tal como o preto, o vermelho também é uma cor extraordinariamente ousada. Transmite vibração, dinamismo, energia e paixão, sendo uma ótima opção para quem pretende criar um ambiente convidativo e cozy. É a escolha de personalidades fortes.

Não nos cansamos de dizer: o mundo das cores é fascinante. Ao navegarmos sob as cores, cruzamos áreas como a psicologia e a espiritualidade com uma naturalidade desconcertante.

Neste artigo, viajámos sem parar pelos ritmos e sabores das cores e o seu significado. Traduzimos o seu significado e a forma como podem ser aplicadas nos mais diversos espaços e inspirar as mais variadas sensações.

Descrevemos os tons de azul ao pormenor, passámos pelo preto, amarelo, vermelho e pelo branco. Muito haveria por escrever ainda mas há apenas uma pergunta por fazer: já escolheu a(s) cor(es) da sua cozinha?

Artigos Recentes

Cozinhas pequenas: como otimizar e aproveitar ao máximo o espaço

Cozinhas pequenas - como otimizar e aproveitar ao máximo o espaço
Cozinhas pequenas: como otimizar e aproveitar ao máximo o espaço   O desafio das cozinhas modernas pequenas       [...]

Um projeto de cozinha de sonho – Testemunho Sofia Arruda

Sofia Arruda_frase2
Um projeto de cozinha de sonho - Testemunho Sofia Arruda   Alguém falou em cozinhas de sonho? Neste vídeo, Sofia [...]

Cozinhas Open Space com Ilhas: quais as vantagens e como funcionam?

Ak_05 6
Cozinhas Open Space com Ilhas: quais as vantagens e como funcionam? As cozinhas open space com ilhas são uma solução [...]