cozinhas-leiken-portugal-home-slider-01

Cozinhas pequenas: como otimizar e aproveitar ao máximo o espaço

Cozinhas pequenas: como otimizar e aproveitar ao máximo o espaço

 

O desafio das cozinhas modernas pequenas

 

 

 

O mercado imobiliário e as condições de vida têm ditado que nem todos podemos viver numa mansão com uma cozinha digna de capa de revista de decoração de interiores ou arquitetura. Atualmente, sobretudo nas grandes cidades, há muita gente a viver em casas com áreas mais reduzidas e com cozinhas mais pequenas. Nada disso é dramático. Pelo contrário.

 

A decoração de cozinhas pequenas pode ser vista como um desafio. Sim, é possível tornar espaços aparentemente limitados em cozinhas pequenas e funcionais. Aliás, cozinhas modernas não são necessariamente sinónimo de cozinhas gigantes. Cozinhas pequenas podem ser elegantes e, ao mesmo tempo, extremamente práticas.

 

Neste artigo, partilhamos consigo como otimizar e aproveitar ao máximo o espaço da sua cozinha.

 

Móveis à medida

Se for proprietário da casa, obviamente que este conselho fica muito mais fácil de levar por diante. Móveis à medida vão-se encaixar como uma luva na sua cozinha e aproveitar ao milímetro cada área disponível. Já pensou em cozinhas pequenas com ilhas como uma solução para rentabilizar o espaço? Com móveis à medida – de cada cliente, ideia, personalidade e conceito – tudo é possível. Estes são, por isso, um must das cozinhas modernas pequenas.

 

Prateleiras

As prateleiras são peças altamente versáteis e que subsituem a necessidade de um armário, uma estrutura mais pesada que pode não resultar tão bem na decoração de cozinhas pequenas. Aliás, em certas cozinhas pequenas, e dadas as respetivas dimensões, nem sequer dá para colocar um armário. As prateleiras são, nesse caso, a resposta certa.

 

Aproveitar as paredes

Nem sempre é possível mexer demasiado no ambiente. Seja por motivos finaceiros ou porque a casa é alugada – nem sempre é possível levar todas as ideias por diante, por melhores que possam ser. Contudo, há soluções criativas que permitem “abanar” um pouco com o espaço e aproveitá-lo melhor. Nas paredes, por exemplo. Nestas é possível instalar ganchos adesivo para colocar aventais, produtos de limpeza ou panos, barras com imanes para colocar facas, e um painel tipo pegboard para os demais utensílios.

 

Organize os alimentos

Em cozinhas pequenas nem sempre há espaço de despensa. Contudo, é possível organizar os alimentos e produtos de uma forma inteligente e que ocupa pouco espaço. Sugestão: pode retirar os alimentos das embalagens originais e colocá-los em potes de vidro ou plástico transparente. Permitem ver o que se encontra lá dentro e são extremamente fáceis de organizar em prateleiras. Para além de funcionais, são peças bonitas.

 

Empilhar panelas

Na decoração de cozinhas pequenas e, sobretudo, na organização de cozinhas pequenas, todo o espaço conta. Por isso, pode empilhar as panelas umas dentro das outras. O mesmo pode acontecer com recipientes de plástico – do tipo Tupperware. As tampas podem ficar arrumadas noutros lugares.

 

Menos é mais

Evite manter na cozinha utensílios de que não precisa. Pratos partidos, tampas perdidas e aparelhos estragados? Não. Guarde apenas aquilo que usa. Em cozinhas pequenas e funcionais, menos é mesmo mais.

 

Estabeleça prioridades

O grelhador raclette, a panela de fondue, a wok para aquela receita asiática; guarde aquilo que não usa todos os dias e priorize os objetos de uso diário. As cozinhas modernas pequenas são feitas com utensílios do dia a dia. Se não os puder guardar noutro local apropriado, coloque os objetos de uso diário à frente.

 

Armários altos

Se puder mexer na cozinha, o céu é o limite. Por isso, aproveite a deixa e instale armários até ao teto. A hipótese permite não só aumentar a circulação no espaço da cozinha, como transmite uma sensação de mais espaço na cozinha. Pode também ter um pequeno banco – onde também pode arrumar alguns itens – para lá chegar mais facilmente.

 

Eletrodomésticos embutidos

Melhor exemplo de cozinhas modernas do que cozinhas pequenas com ilhas? Do ponto de vista do estilo e da funcionalidade, uma forma de aproveitar o espaço é ter eletrodomésticos – fogão e frigorífico, por exemplo – embutidos. Eletrodomésticos embutidos e cozinhas pequenas com ilhas são exemplos paradigmáticos do conceito de cozinhas modernas.

 

Rentabilize o espaço sob os armários

Se os seus armários não ficam mesmo junto ao teto, pode sempre aproveitar o espaço para colocar vários itens, mantimentos, utensílios e até aparelhos.

 

Em resumo, cozinhas pequenas não são o fim do mundo, mas um mundo de possibilidades que se abre. É possível fazer uma gestão de espaço inteligente para se ter cozinhas pequenas e funcionais, mas também agradáveis à vista. Com criatividade, engenho e um pouco de investimento, tudo é possível.

Artigos Recentes

Cozinhas por medida: o que precisa saber para escolher a sua

Cozinhas por medida: o que precisa saber para escolher a sua
Cozinhas por medida: o que precisa saber para escolher a sua Cozinhas à medida dos seus sonhos O espaço da [...]

Decorar a Cozinha – Importância da escolha das cores e o seu significado

tn_Artematica_Arte_03_01
Decorar a Cozinha - Importância da escolha das cores e o seu significado     “Na realidade trabalha-se com poucas [...]

Um projeto de cozinha de sonho – Testemunho Sofia Arruda

Sofia Arruda_frase2
Um projeto de cozinha de sonho - Testemunho Sofia Arruda   Alguém falou em cozinhas de sonho? Neste vídeo, Sofia [...]