cozinhas-leiken-portugal-home-slider-01

Cozinhas Open Space com Ilhas: quais as vantagens e como funcionam?

Cozinhas Open Space com Ilhas: quais as vantagens e como funcionam?

Cozinhas Open Space com Ilhas: quais as vantagens e como funcionam?

As cozinhas open space com ilhas são uma solução cada vez mais usada nas casas modernas.

São um recurso funcional, esteticamente vencedor e bastante ágil, não só para ganhar espaço e sentido prático na casa, mas também para aproximar as vivências da sala e da cozinha.

Trata-se, no fundo, de dois espaços num só, sendo que a fronteira entre os dois é pontuada pela elegância e a discrição.

As cozinhas open space fazem com que a casa respire melhor, dando mais amplitude ao espaço e fazendo com que este respire mais, ligando espaços de forma graciosa sem que se percam as características fundamentais de cada espaço e a respetiva identidade.

A verdade é que projetos de cozinhas inspirados em modelos de cozinhas modernas com ilhas são cada vez mais pesquisados online, seja em catálogos de empresas da área, decoradores, ou em aplicações com o Pinterest.

A verdade é esta: as cozinhas com ilhas são um must na vida das cozinhas modernas.

Principais vantagens das Cozinhas Open Space com Ilhas

A grande vantagem das cozinhas open space com ilhas é, sem margem para dúvidas, a otimização do espaço, visto que a ausência de paredes tenderá a fazer parecer com que o espaço parece maior.

Depois, ganha-se um espaço que permite o convívio, tanto no dia a dia como em ocasiões especiais, com amigos e família. Basta pensar num jantar com amigos em que se pode estar a cozinhar e a confraternizar ao mesmo tempo.

Por outro lado, se tem filhos pode ter um olho no prato e outro nas crianças. As cozinhas com ilhas aumentam o espaço, agilizam a funcionalidade e aprimoram a comunicação entre espaços e pessoas. São espaços que se querem leves e que transmitem essa leveza aos habitantes – e convidados – da casa.

Escolher uma cozinha open space implica pensar num projeto de decoração que seja comum à sala – de estar ou jantar – e à cozinha e não apenas para um destes espaços, sendo o outro apenas uma mera extensão.

Cores e Tonalidades

A visão dos espaços deve ser complementar, para que resulte plenamente. O tom cromático deve ser homogéneo, bem como os materiais a utilizar.

Uma solução para as cores é combinar uma cor quente, com uma fria e uma neutra. Mesmo que os espaços estejam ligados não quer dizer que não se criem espaços divisórios, ainda que subtis, entre os dois. As cozinhas modernas com ilhas são um bom exemplo disso.

Deve tirar todas as medidas do espaço e a todos os móveis para que caiba tudo com espaço. Mesas extensíveis e cadeiras que se dobram facilmente são peças que devem ser escolhidas, tendo em conta que o espaço de arrumação é essencial nestas cozinhas modernas combinadas com a sala.

Iluminação e Decoração

A luz é extraordinariamente importante nestes espaços, tanto na ótica da divisão como da interligação. Como grande tendência recente existem os candeeiros suspensos.

Os pontos de passagem – corredores – devem ser largos para permitir uma circulação ágil. A ideia é criar um espaço único e sem barreiras que seja, ao mesmo tempo fluído, mas com separações discretas, mas eficazes, que podem ser garantidas através de pequenos detalhes.

Lembre-se que numa cozinha open space, este espaço estará permanentemente visível, daí que deva ser agradável á vista quando estamos na sala.

É por isso importante pensar na decoração e nos pormenores decorativos que a podem distinguir. Por exemplo, o fogão pode ficar tapado pela ilha, para que da sala não se veja este eletrodoméstico.

A ilha pode também ser uma “ilha” decorativa, com algumas peças a pontuarem o espaço. Um serviço de copos e peças de cerâmica são, por exemplo, exemplos da leveza com substância que se pode aplicar ao espaço.

Do ponto de vista da decoração, há outro desafio que se deve ter em mente quando se pensa na solução de cozinha open space: a decoração da sala.

Para além da medição cuidada do mobiliário e da escolha das cores, devem-se ter em conta os têxteis adequados para o espaço.

Devem também ser escolhidos móveis com capacidade de arrumação para os objetos do dia a dia. As bancadas das cozinhas modernas com ilhas podem servir de arrumação.

As cozinhas open space com ilhas interligadas com a sala são soluções procuradas não apenas por clientes que vivem nas grandes cidades e precisam de espaços versáteis que sirvam propósitos variados de acordo com os estilos de vida multifacetados da atualidade.

cozinhas rústicas modernas desenhadas para casas de campo que permitem transplantar este tipo de conceito para outro estilo de vida ou para uma segunda habitação, para férias e fins de semana.

Seja qual for o espaço e seja qual for o estilo de vida, esta é uma solução que encaixa à medida de vários projetos de cozinha – e de vida.

Artigos Recentes

Cozinhas pequenas: como otimizar e aproveitar ao máximo o espaço

Cozinhas pequenas - como otimizar e aproveitar ao máximo o espaço
Cozinhas pequenas: como otimizar e aproveitar ao máximo o espaço   O desafio das cozinhas modernas pequenas       [...]

Decorar a Cozinha – Importância da escolha das cores e o seu significado

tn_Artematica_Arte_03_01
Decorar a Cozinha - Importância da escolha das cores e o seu significado     “Na realidade trabalha-se com poucas [...]

Um projeto de cozinha de sonho – Testemunho Sofia Arruda

Sofia Arruda_frase2
Um projeto de cozinha de sonho - Testemunho Sofia Arruda   Alguém falou em cozinhas de sonho? Neste vídeo, Sofia [...]