Cozinhas Modernas com Ilha: tipos e modelos
Nos últimos dois anos, vimos a nossa vida confinada às nossas casas e percebemos que a forma como ocupamos o espaço poderia ser melhorada. A cozinha, espaço onde muitos de nós começamos a passar cada vez mais tempo, tanto a preparar refeições como em convívios familiares, assumiu um lugar e uma dinâmica cada vez mais importante para as famílias portuguesas. Talvez por isso, surjam cada vez mais tendências e transformações e se aposte na decoração e reestruturação desta divisão da casa.
As cozinhas modernas com ilhas, há muito que são um sonho para quem procura um espaço mais prático e funcional tanto para as atividades do dia a dia quanto para momentos especiais. Se está a pensar em reformar a sua casa, saiba que hoje em dia os modelos de cozinha com ilha podem ser encontrados desde projetos super modernos até mesmo uma cozinha com ilha pequena e simples, no entanto, é importante saber que apesar de ser um ambiente prático e funcional é necessário ter em atenção alguns detalhes quando estiver a planear a sua ilha.
Graças à utilização de materiais intemporais e à perfeita combinação de cores e estilos, atualmente é possível planear uma cozinha com ilha das mais distintas extensões: cozinhas pequenas ou amplas, americanas, cozinhas modernas com ilha central, conjugadas com a sala de jantar, com ou sem mesa, etc.
Cozinhas modernas com ilhas: dicas para transformar a sua!
Como ponto de partida poderá fazer uma pesquisa de fotos de cozinhas modernas com ilha e a partir daí ir guardando as suas inspirações. Para tornar essa tarefa mais fácil, selecionamos algumas dicas importantes.
Tamanho do ambiente
É preciso pensar na circulação à volta da ilha, assim como na distância em relação aos restantes móveis e decoração. O tamanho mínimo recomendado para a circulação confortável em torno da ilha é de 0,70m.
Atributos e altura
O modelo pode depender do seu gosto, poderá optar por uma ilha apenas com espaço para preparar os alimentos ou quem sabe incorporar um fogão, um exaustor ou até mesmo uma pia. O importante é seguir um padrão de altura que é de 0,90m a 1,10m para que as atividades sejam feitas com conforto.
Armazenamento e arrumação
Apesar das tendências deste ano apontarem para arrumação com prateleiras e decoração exposta, aproveitar o espaço da ilha para incorporar gavetas e armários é uma ótima forma de garantir espaço extra para todos os seus artigos de cozinha.
Iluminação
A iluminação é outro ponto importante. Será necessário adaptar a iluminação para ter luz direta sobre a bancada de cozinha. Os candeeiros pendentes são os mais utilizados nessa parte da decoração e existem vários modelos e tamanhos disponíveis no mercado.
Materiais
Escolher o material da sua ilha de cozinha irá afetar diretamente a decoração do ambiente, por isso, é necessário que a ilha de cozinha seja feita de um material que se harmonize ao restante ambiente.
Hoje em dia é possível usar vários tipos de materiais como madeira, mármore, granito, silestone, entre outros, mas tenha em atenção que se pretende utilizar a ilha para cozinhar, a madeira é um material desaconselhado para esse tipo de uso. O ideal é revestir com pedra ou aço inoxidável, materiais mais práticos para fazer a limpeza e ideal para cozinhar.
Cozinhas pequenas com ilhas modernas
Dispor de um espaço pequeno não significa que não seja possível sonhar com uma cozinha com ilha. Nesse caso, o importante é contar com um bom planeamento que, para além de proporcionar um ambiente mais organizado com espaço extra de arrumação, também possa permitir uma ligação agradável entre a cozinha e a sala de jantar ou às habitações adjacentes.
Para conseguir um maior destaque desse elemento e integrá-lo de forma elegante, nas cozinhas com ilhas pequenas é importante apostar num material para superfícies que garanta uma perfeita continuidade de todos os elementos (bancadas, portas de armários, gavetas, etc.), já que todas as superfícies estão expostas continuamente e servem de complemento à decoração.
Cozinhas modernas com ilha branca
O branco é um clássico intemporal. Nunca passa de moda, torna fácil ver a sujidade e é possível de conjugar com qualquer outra cor. Com linhas retas, móveis sem puxadores e eletrodomésticos embutidos, poderá adicionar um carácter minimalista à sua cozinha, fazendo uso das tendências para este ano. Pense em apostar numa cozinha moderna com ilha branca e adicionar pequenos toques de cor, seja pela inserção de plantas ou ervas aromáticas.