Como escolher um closet?
A organização é fundamental para bem-estar de qualquer pessoa e para o encontrar o equilíbrio no meio da agitação do dia a dia.
Quando queremos que tudo na nossa vida esteja no seu lugar, temos que começar pela nossa casa. Aliás, devemos mesmo de começar pelo nosso quarto, pelos nossos pertences pessoais, pela nossa roupa, calçado, etc.
Imagine o que será se não encontrar aquela peça de roupa debaixo do monte da roupa, aquela que pensado que ficava mesmo bem com o resto do look, que imaginou, claro? Ou ter os sapatos espalhados por todo o lado e só aparecerem os do lado esquerdo, e por isso já vai sair atrasada de casa?
Seguramente que o resto do dia será rico em stress, em irritação e em mau-humor.
A boa notícia é que as manhãs não têm que ser este pesadelo diário.
Com alguma arrumação e roupeiros por medida é possível saber sempre o lugar de cada coisa.
Tome nota das dicas que lhe damos para conseguir criar o closet com que sonhou sempre.
Espaço exclusivo para o closet
O primeiro passo é agarrar na fita métrica e definir qual o espaço a ser ocupado. Só a partir daí é possível começar a planear a sua disposição e criar áreas distintas para cada categoria.
A grande vantagem é que já possível fugir dos roupeiros de tamanho standard. Em lojas como a Leiken, cada projeto é adaptado à realidade do espaço e às necessidades de cada cliente.
A importância de uma boa luz
Após validar o espaço e escolher a sua composição, chegou a hora de tratar da iluminação. A luz do closet deve estar estrategicamente distribuída com vários focos suaves e neutros.
Contudo, deverá igualmente ter uma fonte de luz central que ilumine toda área sem criar sombras que alterem a cor real das peças.
Imagine o que seria arranjar-se de modo que tudo combine com o seu vestido castanho, e quando põe o pé fora de casa, percebe que vestiu o vermelho?
Para criar harmonia, as lâmpadas poderão ficar embutidas nos armários.
Item obrigatório: espelho!
Um closet sem espelho não é um closet que se preze.
Um espelho neste espaço serve, como é óbvio, para que se possa arranjar e ver o figurino, porém também ajuda a criar a sensação de um closet amplo.
Tudo em open space ou com muitas divisórias?
Ter a roupa organizada num closet permite que as peças fiquem muito mais acessíveis através dos roupeiros por medida, mas isso não invalida que neste espaço tenha algumas gavetas.
Atenção, apenas algumas e para artigos muito específicos como a roupa interior, roupa de praia ou para ir ao ginásio.
Para que as gavetas e as portas durem mais tempo e em boas condições, opte por colocar um sistema de amortização.
Espaço para acessórios
Uma característica comum a quase todas as mulheres é a existência de gavetas com malas, cachecóis, lenços, e caixas e caixinhas com brincos, colares, pulseiras, etc.
Reserve um espaço dentro do closet para ter os acessórios organizados e categorizados. Pode ser em cabides ou até mesmo nas prateleiras para ficarem à mão de semear.
Muitas vezes nos esquecemos do que temos porque há muito deixou de estar visível.
Se o closet for usado pelos dois, não se esqueça do espaço para arrumar as gravatas, e já agora reserve uma gaveta para a coleção de relógios e botões de punho da sua cara-metade.
Sapatos com os dois lados sempre juntos
Para encontrar sempre o calçado que pretende usar, organize-os em sapateiras. De preferência, estas devem ter gavetas pouco fundas para conseguir ver todos pares, para não ficar algum perdido debaixo dos outros.
Outro detalhe que deve considerar no momento de escolher o local onde irá colocar a sapateira, é colocá-la afasta da roupa. Temos que pensar nas questões de higiene, e o calçado por norma acumula mais sujidade e odores do que a roupa. Confie em quem sabe, como a Leiken e veja as melhores soluções para o seu calçado.
Detalhes que fazem toda a diferença
Para além dos roupeiros, das gavetas, do espelho e das sapateiras existem outros detalhes que ajudarão a criar um closet confortável, prático e de sonho.
Porque não colocar uma poltrona ou uma cadeira forrada para poder calçar-se com toda a comodidade? Ou para colocar a roupa que separou antes de a vestir?
Decore este espaço com pequenos apontamentos ou objetos para criar um ambiente mais acolhedor e de plena descontração.
Dispense algum tempo na escolha dos materiais, nomeadamente no tipo de cabides. A oferta do mercado é vasta, mas a cada um tem a sua especificidade.
Agora que já conhece a melhor forma de escolher e criar um closet, é só ir busca a fita métrica e continuar a seguir os passos que lhe apresentámos.